sábado, 9 de outubro de 2010

Ignorância

Muitos dias sem postar. Pois é. Mas foram ótimos motivos. Fui viajar, entendeu agora? Conhecer novos lugares, culturas diferentes, diversos tipos de gente é muito gratificante. Rio de Janeiro. Cidade muito bonita, com certeza. Eu fiquei impressionada. Sabe, sempre achei que o Cristo Redentor fosse muito maior. Mas isso não vem ao caso agora.
Na verdade, eu gostaria muito de entender o motivo de algumas pessoas do Sul do país, bem, falando mesmo, zoarem dos nortistas. Não consigo absorver mesmo um motivo plausível. Como moro em um Estado onde o forte da economia é a pecuária e a agricultura, as pessoas daqui são definidas como atrasadas e Cia. Mas quando cheguei ao Rio de Janeiro, me deparei com pessoas impressionadas por saberem que eu moro no norte do país e verem que eu não tenho cara de índio. Ironizando, certamente são os nortistas que são ignorantes. Mas não é preciso ir ate lá pra receber esse tipo de piadinha. Entrando em qualquer site de bate-papo e conectando-se em uma sala de pessoas do Sul do país, você acaba achando um engraçadinho que “se assusta” por saber que o povo daqui usa computador. Reforçando a minha ironia, é o povo do norte que é ignorante. É inacreditável que ate as pessoas indígenas sofrem com isso. Tem gente que acha que índio é bicho. Ai. Que a gente faz dança da chuva aqui. Ai. Que aqui é coberto de mata e nunca vimos um prédio. Ai, ai, ai. 
Não me entendam mal. Eu não estou açoitando ninguém de nenhuma região. Afinal, no geral nós todos somos brasileiros. Mas isso realmente me impressiona, e me preocupa de certa forma. Muitas pessoas não sabem que Tocantins é um Estado. E que Rio Branco é capital do Acre. Tudo bem, ninguém é obrigado a saber o nome de uma cidadezinha interiorana do Estado da Bahia. Mas qual é? Perguntar se Rondônia fica no Brasil? É verdade, isso tudo eu já ouvi e vi. As pessoas têm que rever os aspectos de ignorância. Não é porque se é carioca que é mais inteligente que um pernambucano. Isso é óbvio. Mas tem gente que só porque nasceu no Paraná, se sente. Coitado! É daí que se mede o nível de ignorância.
É, estou defendendo a população da região onde eu vivo. Afinal, independente da nossa raça, cor, religião e todas as baboseiras que nos fazem diferentes, o respeito é o melhor ato de gente de alto nível e pode estar presente em todos os lugares.

2 comentários:

  1. Eu também acho que é uma extrema bobagem quando as pessoas de outras regiões criticam a região norte. Isso só prova que as pessoas deviam ter mais conhecimentos sobre o país onde moram, conhecer todas as culturas que ele possui.

    ResponderExcluir
  2. também já sofri muito por criticarem nosso Estado :/ tem gente que não sabe onde fica o Tocantins. ¬¬ e acham que andamos com jacaré no meio da rua, af. um pouco de respeito seria muito bom

    ResponderExcluir