quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

Dengue

                Olá! Bem, estamos na estação do Verão. Tem regiões que são corretamente divididas essas tais estações, outras não. Mas todos nós sabemos o que há no verão. O que há nas chuvas de verão. Sim, elas vêm para “animar” o dia em que todos planejaram para ir a praia. Tá, o tema não vai falar sobre reclamações sobre o tempo. Acho que todos ficaram sabendo disso quando leram o título. Isso mesmo, o assunto é dengue.
                Esta época do ano é ótimo para dar aquela chuveirada boa no seu gramado e depois fazer um sol como se nada tivesse acontecido. Mas o seu parente inconsciente esqueceu uma latinha de cerveja vazia bem no seu gramado. Ai, a mãe mosquito muito feliz com o ocorrido, depositou algum de seus filhotes na latinha cheia d’água. E mais um pouco de ovos na caixa d’água que você esqueceu de tampar. E ate seu cachorro esta tomando água com larvinhas de mosquitos. “Ah não! Mas o vizinho nunca faz nada, então, eu não estou totalmente protegido!”. Ai. É assim que começa. Por isso o vizinho também não faz porque pensou a mesma coisa que o pobre vizinho que põe desculpa na preguiça.
                Mas por favor, não nos limitemos a isso. Todo mundo sabe o que tem que fazer para prevenir a dengue. Afinal, o que não falta são propagandas do governo alertando a todos para que façam um mutirão da dengue. Sim, claro. O governo sempre acha um jeito de fazer com que a população, a pagadora de impostos, faça coisas que deveriam ser investidas. “Limpe sua rua para combater a dengue!”, “Pinte sua escola!”, “Adote um aluno”. É lógico, ÓBVIO, que a prevenção deve continuar. Mas eu, que escrevo, não tenho idéia do quanto é investido em propagandas de prevenção, em somente propagandas, enquanto mais nada é feito. Claro, hoje mesmo uma agente de saúde entrou na minha casa para verificar se há foco de dengue. Que ótimo, isso tem que ser feito! Mas ainda assim, tem um terreno baldio do governo no centro da cidade, que é foco puro da dengue e ninguém faz nada. E olha que eu já liguei duas vezes no CCZ e nada foi feito. Ficou meio ambíguo isso com a história do vizinho? Retomando, a população com certeza tem que fazer sua parte. É uma obrigação a prevenção. Para todas as doenças. Isso diminui os focos. Somente estou mostrando os fatos. O que acontece. Há, mais só um terreninho na sua cidade. Grande coisa!
                Na época de surto da dengue no RJ, um dos maiores focos era, simplesmente, em um parque abandonado pela prefeitura. É disso que eu estou falando. Só são os fatos. Mas com certeza a prefeitura da sua cidade vai pedir encarecidamente para que faça o mutirão nas praças, parques, e terrenos baldios do governo.
Bem, existe uma planta, Crotalária, uma leguminosa que atrai as queridíssimas libélulas que fazem um barulho meio irritante, mas que por fim, nos ajudam, porque consumem os mosquitos, e ainda mais, o processo de reprodução dela é a mesma da larva do Aedes Aegypti, ao desenvolver, as larvas da libélula se alimentam da larva do mosquito. Eu vou terminar com essa dica, mas não esqueça que a prevenção também é necessária. 

2 comentários:

  1. tem selinho pra vc lá no meu blog ;D http://pulo-de-gato.blogspot.com/2011/02/selo.html

    ResponderExcluir
  2. Anap. tem selo de qualidade pra vc: http://xicara-quebrada.blogspot.com/2011/02/selo-de-qualidade.html :)

    ResponderExcluir